SOBRE RAMIREZ


Cláudio Alejandro Garate Ramirez ou apenas professor Claudião, como é chamado pelos alunos, nasceu no Chile e chegou ao Brasil em 1.976. Hoje Brasileiro naturalizado por opção, Pós graduado em RH pela Fecap, cursou a Universidade Metodista de Piracicaba, com licenciatura plena em Educação Física, Cursando Filosofia, Diploma de Espanhol como língua estrangeira pela Universidade de Salamanca, Curso de PNL (programação neurolinguística), e diversos cursos na área de educação.

Professor de Gerenciamento e Liderança, Relações Interpessoais e Jogos Empresariais. Também ministra Palestras e Cursos de Desenvolvimento e Motivação Pessoal, Liderança, Formação de Times, Atendimento ao Cliente e Comunicação.

Com uma dislexia fonética (gagueira) adquirida na infância, o professor começou instintivamente a analisar as  diversas reações das pessoas perante sua dificuldade de comunicação e conseqüentemente de se sociabilizar. Ouvindo mais do que falando, devido ao medo de gaguejar, inclinou-se ao estudo do Comportamento Humano para superar estas dificuldades.

Possuidor de um conhecimento relevante, bom humor, didática altamente atraente e motivadora, ele relata suas experiências e como conseguiu superá-las, e através de seu testemunho e experiência de vida pessoal e profissional, têm ajudado as pessoas e as empresas de forma clara e direta a enfrentar seus desafios de forma mais assertiva e coerente. Somando a estes, uma visão inovadora sobre as relações e comportamentos, nas sociedades e corporações que constroem o futuro.


 “Acredito que a motivação tem papel fundamental na vida pessoal e profissional, motivar e dar oportunidades de desenvolvimento são as chaves do sucesso”.