Depoimentos


Fui seu aluno na Fecap em 2002, não sei se vai se lembrar de mim mas enfim, RSS...te envio está mensagem como forma de agradecimento pelos seus ensinamentos em sala, hoje me fazem uma enorme sustentação com relação a todas as minhas atitudes na vida, fiquei mais contente ainda pois me lembrei da peça de teatro, na qual com sua ajuda fui diretor da peça, a sala q estava uma desordem todos se uniram e o resultado não poderia ter sido outro. Um grande abraço de seu ex-aluno e agora vou te acompanhar sempre pelo YouTube assim aprendo mais e mais...

Atenciosamente,
Marcelo José Soares



Olá, Cláudio!
Fui seu aluno por poucos meses no colégio FECAP em 2004. Na época, eu estava cursando o 2º colegial e tinha acabado de mudar de colégio. Completamente isolado na primeira semana, como é de se esperar, tive a oportunidade de assistir a melhor aula da minha vida acadêmica. A matéria era de relações interpessoais e você realizou uma dinâmica incrível, nos contando uma história de uma ilha fictícia em que nós éramos os habitantes e construíamos um barco para conhecer o mundo. Enfim, certamente você se lembra da história melhor do que eu. Em resumo, eu não conseguia conter as lágrimas enquanto você contava a história e estava morrendo de vergonha por isso, já que era o novato da classe. Para a minha surpresa, ao término do exercício a sala inteira estava em prantos e os alunos abraçavam-se emocionados. É uma recordação que levarei para a vida inteira.
Já se passaram 13 anos e ainda daria tudo para tê-la novamente. Desde a música de fundo até o sotaque da sua voz dando um tom aconchegante.
Você tem um dom maravilhoso e sabe como tocar a alma das pessoas.
Essa mensagem é apenas um agradecimento por ter marcado a minha vida com uma única aula. Espero que ainda continue realizando essa dinâmica por onde tem passado. Imagino que não seja muito fácil encontrar um grupo tão integrado emocionalmente assim, mas, quando acontece, deve ser uma alegria enorme para você também.
Grande abraço,

(Yuri Gruba)


Olá, prezado professor!!! estou passando para lhe parabenizar pela maravilhosa palestra de hj, 24/06, aqui em Lins/SP. Os comentários posteriores foram totalmente positivos. Há muito tempo não me entusiasmava com uma palestra como a sua. Foi edificante. Meus parabéns!! Deus continue te abençoando!! Abraços!! 

(Professora Amanda Corrêa)

Prof. eu amo suas aulas...O seu blog é tudo de bom. No futuro qnd me formar em RH, quero ser um pouquinho como você um brilhante profissional. Parabéns pela carreira e obrigado pelo conhecimento que tem me passado. Deus continue abençoando cada vez mais!

(Camila de Oliveira Scarpari)

Que privilegio esta manha, assistir a maravilhosa palestra do professor Ramirez. Simplesmente sensacional. Ele nos presenteou com uma das mais belas palestras que já ouvi, de forma natural, espontânea, esclarecedora, didática e oportuna. Externou por nós com sábias palavras, toda nossa angústia e alegria em nossa árdua e gratificante missão. Nos arrancou risos e lágrimas de uma maneira divertida, emocionante e comovente. Tanta sensibilidade ao resgatar a bela canção de Mercedes Sosa, uma das minhas cantoras prediletas da América Latina. Foi SHOW!!! Será sempre produtiva e enriquecedora para nossa mente, coração e alma!!! Parabéns. Forte abraço!!!

(Suzimara Pigatto)


Boa tarde Claudio, hoje assisti sua palestra no colégio Dom Bosco,e quero parabenizá-lo,pois tudo aquilo que você falou mexeu muito comigo,e creio que isso mesmo que devemos fazer como educadores, enxergar aquele aluno que está pedindo para ser visto ou notado no meio dos colegas. Muito obrigada.

(Connie Mancilla)


Professor, gostaria de mais uma vez agradecê-lo pelo aprendizado que o Sr. me proporcionou!! Aqui no trabalho tenho aplicado muito do que aprendi em suas aulas e também durante a vida. Suas aulas serão eternas pra mim, pois o Sr. nos ensinou realmente o que é necessário para explorar, conhecer e aprimorar no dia a dia, em todos os momentos.

(Rafael Mariano)


É muito mais que um curso, é uma transformação de vida.
Depois deste curso estou melhorando minha vida e fui promovido.

(Rafael Cunha)

As vezes na vida encontramos pessoas que simplesmente nos transformam, em pessoas melhores, em pessoas mais compreensivas, em pessoas com mais visões de mudar para melhor todas pequenas coisas da vida, nos faz rir, mas um rir com conteúdo, ou seja, um riso que com ele estamos aprendendo algo, não riso por um causo qualquer, enfim nos faz acreditar que podemos mudar sempre, crescer sempre, evoluir de todas as formas, faz abrir uma porta que parecia que tinha sido trancada e jogado a chave fora e a gente nem se quer pensou em procurar a chave para abri-la, enfim o escuro clareou, o espírito de lutar por algo novamente ressuscitou dentro de mim, o mundo parece outro a possibilidade de algo novo de crescer ressurgiu, crescer com palavras, atos, sentimentos, ilusões, orgulho, críticas, a vida é espetacular, porque passamos a vida intera atrás de algo que sabemos que no fundo não vamos ter, mas sonhar é viver, e viver é sonhar, se erro ou acerto o que ou a quem se importa? o que importa é que viemos ao mundo para aprender sempre.
Se um dia alguém me perguntar algo de escola isso pode ser daqui 50 anos ou mais sempre lembrarei PROFESSOR CLAUDIO RAMIREZ, porque? vou dizer ele é e foi o único que com críticas, elogios, alegria, até tristeza, com erros, acertos, com união, com perdão, sem rancor, com simplicidade, e ao mesmo tempo muito conhecimento e desenvoltura soube nos dar informações que podemos melhorar sempre independente de que eu ou você faz ou deixa de fazer basta querer fazer.
A vontade de aprender, de melhorar de vida, enfim de melhorar tudo na minha vida voltou graças as suas dicas, que apesar do cansaço de fazer tempo que não freqüentava sala de aula, as vezes vou embora pensando comigo mesmo, obrigado por essa oportunidade, oportunidade essa que professores iguais a você precisam ser sempre respeitados por nós alunos, porque fazem o que gostam nasceram para isso enfim terás meu respeito e admiração para sempre.
Agora em dezembro terá na empresa um processo seletivo onde há uma vaga para 04 candidatos, onde a maioria das pessoas envolvidas na área dizem que a vaga é minha, mas estou com os pés no chão respeitando cada candidato graças a seus conselhos sua maneira de expressar o que devemos ser, e conduzir nosso trabalho em equipe e respeitando sempre nossos colegas de trabalho, já tive problemas de relacionamento por ser muito nervoso , mas quando descobri que estava prejudicando único e exclusivamente eu mesmo comecei a me policiar o resultado foi surpreendente positivamente, imaginava que todos deveriam trabalhar como eu, já imaginou isso nunca daria certo em lugar algum, somos diferentes para que tudo de certo no trabalho, em casa, na escola, em fim viver em harmonia com tudo e com todos.(HUMANOS SOMOS QUANDO TEMOS CARATER, DIGNIDADE E RESPEITO A TUDO E A TODOS).
Bom Claudio depois de ler , e espero que leia isso depois pode deletar srsrsr, gostaria que você e sua família tenha um excelente NATAL, e um ótimo 2012, que DEUS ilumine você cada vez mais, e gostaria que você nunca mudasse seu jeito de ser, sua maneira de ajudar cada pessoa exercendo sua profissão que é primordial PARABENS,(OBRIGADO POR TER SIDO MEU PROFESSOR).

(Dirceu Cantuária Vieira)


Cláudio ou Claudião é a mescla dos sentidos; e, no entanto o caminho mais puro entre a razão e o coração, entre a lógica e a paixão; é passional, é visceral e ao mesmo tempo metódico e conceitual. É um homem raro, ou melhor singular; é capaz de fazer a platéia calar, vibrar e gritar; rir ou chorar, e sempre, sempre, sempre pensar ou repensar sobre a vida e sua condição e plenitude; tem palavras e atitude, desculpe a redundância é alguém sem igual.Claudião como prefiro e acostumei chamá-lo tem a coerência magistral muito além do lugar comum; Claudão nunca será mais um, tem a irreverência genial e reverência para cada um, pois possui a qualidade divina de um ser integral.

(Prof. Luciano Dellarth)


Baseado numa perspectiva humanista, Claudião, nos faz pensar em quem somos e buscar caminhos que nos façam pessoas melhores, interagindo de modo positivo e cada vez melhor com nossa família, nossos amigos, nossos colegas de trabalho e com toda a humanidade com quem nos relacionamos.

(Prof. Álvaro César Giansanti)


Prof. Ramirez!!! Nós é que agradecemos o presente que foi aquela noite. O Sr. é o tipo de pessoa que faz a vida valer apena, desperta o amor nas pessoas. Sinceramente, só por assisti-lo, o Sr conquistou minha admiração e me fez sentir muito bem. Eu costumo dizer que existem anjos de Deus na terra,e me parece que o Sr é um deles. Extremamente motivador, amoroso e verdadeiro,essa a impressão que registrei a seu respeito. Parabéns e que Deus o abençoe e acompanhe sempre. Forte Abraço!

(Elisangela Aparecida Canavas)


Professor Claudio, quantas saudades!

Tive o prazer de te-lo tido como meu Professor em 2004 na Uniradial. Senti muito a sua falta nos próximos semestres.
Mas tudo bem... o que importa é que aprendi muito com seu jeito de viver, passou muitas coisas boas prá gente, inclusive concordo plenamente com o que li no seu blog : "que você é um anjo que Deus colocou na terra para ajudar as pessoas"...
Um abraço grande.

(Penha Soalheiro)

Penso que esta é a oportunidade ideal para agradecer por tudo aquilo que o você faz por mim, por tudo o que me ensina em aula e, também, por tudo de bom que a sua postura séria, honesta e ética sugere a mim e a todos os meus colegas de classe.
Acredito que a sua vida seja bastante complicada, com tantas coisas a ensinar, com tantas provas a corrigir, com toda a preocupação em saber se os seus ensinamentos foram assimilados... creio que sejam poucas as profissões que exijam tanto de alguém como o magistério, pois a sua tarefa não termina quando o sinal sonoro indica o fim da aula, e isso torna a sua função um verdadeiro sacerdócio, não é?
Sei que às vezes não sabemos reconhecer o seu esforço e a sua dedicação e, assim, peço-lhe desculpas em meu nome e em nome de meus colegas também. Não é por mal, acredite! Mas, este dia me parece uma boa oportunidade para que todos nós façamos uma promessa para nos comportarmos melhor durante as aulas, para sermos mais atentos, e para retribuirmos a sua dedicação com a nossa dedicação.
A gente ouve dizer que a vida do professor é muito sacrificada: muito trabalho, muito estresse, pouco respeito e pouco dinheiro... No entanto, quero que esta cartinha toque o seu coração e a sua mente como uma luzinha no fim do túnel, como uma renovação desta sua esperança latente de que, um dia, finalmente, o mundo saberá reconhecer o valor das suas palavras, da sua abnegada dedicação, do seu árduo, nobre e sagrado trabalho. Eu já estou fazendo isso, acredite!

Com admiração e gratidão,


(Alexsandra Militão)


Prof. Claudio
Obrigado por fazer do aprendizado não um trabalho, mas um contentamento, por fazer com que nos sentíssemos pessoas de valor por nos ajudar a descobrir o que fazer de melhor e assim, fazê-lo cada vez melhor. Obrigado por afastar o medo das coisas que pudéssemos não compreender; quando nos, por fim, a compreendê-las....Por resolver o que achávamos complicado...Por ser pessoa digna de nossa total confiança e a quem podemos recorrer quando a vida se mostra difícil....
Obrigado por nos convencer de que somos melhores do que suspeitávamos.


( Marli Richetti Novo)